O Tríduo de abertura do Ano Jubilar da Esperança na Arquidiocese de Brasília teve início neste domingo, com a Celebração Eucarística presidida pelo Cardeal Arcebispo de Brasília, Dom Paulo Cezar Costa, concelebrada pelos Bispos auxiliares da Arquidiocese e Bispos convidados, além de todo o Clero da Arquidiocese.
A Santa Missa teve início em frente ao Teatro Nacional, de onde os fiéis seguiram em peregrinação até o estacionamento da Cúria Metropolitana, ao lado da Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, que será uma Igreja de Peregrinação Jubilar do Distrito Federal durante o Jubileu Ordinário de 2025.
“Todos nós somos peregrinos, pois caminhamos rumo à eternidade, para o nosso encontro com Deus. Este é um caminhar cheio de esperança, porque somos amados por Deus. A nossa condição é de filhos e filhas muito amados pelo amor infinito de Deus”, frisou o Cardeal.
A celebração que marca o início de um período especial de vivência da graça de Deus na Arquidiocese de Brasília, reuniu milhares de católicos, em um momento de profunda espiritualidade e renovação da fé, destacando a importância da esperança como um dos pilares da vida cristã.
Durante a homilia, o Cardeal lembrou que a vida cristã é uma peregrinação constante, um movimento em direção à plenitude do encontro com o Pai, enfatizando que, mesmo diante das dificuldades e incertezas do caminho, a esperança deve ser a força motriz, pois ela está enraizada no amor incondicional que Deus tem por cada um de seus filhos.
“A esperança cristã não é uma ilusão ou um simples otimismo humano, mas uma certeza que brota da fé em Jesus Cristo, que venceu a morte e nos abriu as portas da vida eterna. Neste Ano Jubilar, somos convidados a reavivar em nossos corações a chama da esperança, lembrando que Deus nunca nos abandona e que, mesmo nas noites mais escuras, Ele está conosco, guiando nossos passos”, destacou o Arcebispo.
O Ano Jubilar da Esperança foi instituído pelo Santo Padre, Papa Francisco, como um período especial de graça, reflexão e conversão, inspirado no tema da esperança que permeia as Sagradas Escrituras e o magistério da Igreja.
“A esperança é a virtude que nos faz levantar após cada queda, que nos impulsiona a seguir adiante mesmo quando o caminho parece difícil, porque sabemos que Deus caminha conosco e nos sustenta com seu amor. Como Igreja, somos chamados a ser sinais vivos da esperança no mundo. Que nossas ações, palavras e gestos possam testemunhar ao mundo que, em Cristo, há sempre uma luz que ilumina nossas vidas e um futuro cheio de promessas”, disse o Cardeal.
O Ano Jubilar da Esperança se estenderá ao longo de 2025, com uma programação repleta de atividades pastorais, retiros, palestras e ações sociais, todas voltadas para fortalecer a fé e a esperança dos fiéis. A Arquidiocese de Brasília convida todos os arquidiocesanos a viverem este tempo com entusiasmo e dedicação, buscando crescer na virtude da esperança e partilhando-a com aqueles que mais precisam.
Após a bênção final, os fiéis seguiram em procissão até a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, acompanhando a Santa Cruz que ficará no presbitério ao longo do Ano Jubilar. Sendo a Igreja Mãe da Arquidiocese de Brasília, a Catedral será um local de peregrinação onde os fiéis poderão lucrar indulgências durante o Ano Santo celebrado pela Igreja.
A abertura do tríduo do Ano Jubilar segue com rica programação. No dia 30/12 (segunda-feira), terá um grande evento para celebrar o Jubileu da Renovação Carismática e das Novas Comunidades. A programação começa às 15h, no estacionamento ao lado da Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, com momentos de louvor, pregação e shows ao longo da tarde. Às 20h, será celebrada a Santa Missa, presidida por Dom Vicente Tavares, Bispo auxiliar da Arquidiocese de Brasília.
“Esse dia será uma celebração de renovação e fortalecimento dos carismas e comunidades que florescem em nossa Arquidiocese. É um convite para que todos se sintam parte dessa grande família de fé”, salienta Dom Paulo Cezar.
No dia 31/12 (terça-feira), o Tríduo de Abertura culmina com a Santa Missa do Réveillon da Paz promovido pela Comunidade Shalom, às 20h, presidida pelo Cardeal Arcebispo de Brasília, Dom Paulo Cezar Costa. Após a celebração, os fiéis poderão participar de um show especial com a cantora Suely Façanha, momentos de adoração e pregação, encerrando o ano de 2024 com muita fé, louvor e esperança.
A transmissão completa da Santa Missa de Abertura do Ano Jubilar na Arquidiocese de Brasília pode ser conferida no vídeo abaixo: