Segundo o Arcebispo, o plano de cargos e salários é fruto da preocupação da Igreja em agir com justiça e profissionalismo com os seus funcionários e colaboradores que atuam tanto na Cúria Metropolitana, como também, nas quase 160 paróquias da Arquidiocese, além das diversas instituições que compõem a pessoa jurídica da Mitra Arquidiocesana de Brasília. “Nós queremos, cada vez mais, fazer com que os profissionais que atuam nos diversos serviços da Arquidiocese, além de serem valorizados, tenham mais possibilidades de crescer profissionalmente. Também é sempre uma preocupação da Igreja que os funcionários sejam remunerados de forma justa”, ressaltou Dom Paulo Cezar em entrevista que concedeu ao portal da Arquidiocese.
O novo plano de cargos e salários formaliza, através deste decreto assinado pelo Arcebispo, os pré requisitos para o exercício das funções, os salários base e as condições de evolução dentro da instituição, além de, através de uma série de protocolos, estabelecer quais os ofícios que cada função pode realizar, tornando o serviço dos colaboradores mais eficiente, mais formal, buscando que, além das convenções trabalhistas e das leis relacionadas a esta dimensão, o contexto eclesial seja o norte desta formalização.
“A Igreja, para o mundo civil, é uma pessoa jurídica e, por isso, nestes termos, precisa atuar como que uma empresa, apresar de não sê-la. Nestes aspectos formais, ela precisa respeitar e ser exemplo no campo dos direitos, da eficácia e dos ofícios a derme realizados. Além disso, o foco, também, do novo plano de cargos e salários para os funcionários da nossa amada arquidiocese, é fazer com que o ambiente de trabalho, além do aspecto eclesial, espiritual e fraterno, seja também, cada vez mais profissional, sendo exemplo, também, para outras instituições”, enfatizou o Cardeal.
A implantação do plano de cargos e salários assinado pelo Cardeal Arcebispo, já passa a valer para novas contratações desde sua assinatura e as adequações dos funcionários já existentes estará sob a responsabilidade dos setores jurídico e de gestão de pessoas da Cúria Metropolitana que orientarão todas as demandas referentes a este empenho.