Na ocasião, o Cardeal Arcebispo de Brasília, Dom Paulo Cezar Costa, fará o lançamento do programa “Não temas, Maria!”, uma iniciativa arquidiocesana de auxílio às mulheres, que deseja apresentar a grandeza da dignidade da mulher, fundada no mistério pascal de Cristo, através de formações e ações que possam conscientizar e prevenir todos os tipos de violência.
A abertura contará com um painel, uma conversa entre os convidados que visa refletir sobre o tema do programa, com a presença confirmada do Cardeal Dom Paulo Cezar Costa, do padre Thaisson Santarém, da Dra. Lenise Garcia, da Dra. Tânia Manzur e da Giselle Ferreira, Secretária da Mulher.
“Esse projeto quer ir ao encontro da realidade do feminicídio, da violência contra a mulher. Nós queremos que a igreja, a partir da sua antropologia, da sua visão de fé e da concepção que tem sobre o ser humano, da mulher e do homem, que ela esteja engajada nessa luta contra a violência. Participem conosco desse programa! Nós esperamos que essa realidade da luta contra o feminicídio chegue às nossas paróquias, para que as nossas comunidades possam ser locais de proteção e acolhimento a todas as mulheres que precisam de ajuda”, destaca o Cardeal Dom Paulo Cezar Costa.
A partir de estatísticas alarmantes divulgadas pelos órgãos públicos em relação ao número elevado de casos de violência contra as mulheres no Distrito Federal, que culminaram no alto índice de feminicídio em 2023, a Arquidiocese de Brasília formulou o programa “Não temas, Maria!”, inspirado no versículo do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas (1, 30), e conta com a parceria da Secretaria da Mulher, da Rádio Nova Aliança e da Rede Canção Nova.
“A proposta do evento é informar o clero, as lideranças pastorais e o público em geral, que estará no lançamento, com o intuito de que saibam como acolher e orientar mulheres vítimas de violência e auxiliar no encaminhamento aos equipamentos existentes no Distrito Federal ofertados pela Secretaria da Mulher (Casa da Mulher Brasileira, Espaços Acolher, CEAMS – Centros Especializados de Atendimento às Mulheres, Casa Abrigo e Comitês de Proteção à Mulher)”, explica a psicóloga Fernanda Alcântara, uma das coordenadoras do Projeto Arquidiocesano e Secretária do Setor Pastoral.
O lançamento do Programa também contará com uma belíssima apresentação musical, com as cantoras Michelle Abrantes, Gabriela Carvalho, Huanda Silva, Lilian Ingrid e Marília de Alexandria (pianista): “Elas cantam Maria”. Para participar do evento, basta se inscrever clicando aqui!