Arquidiocese de Brasília divulga programação das celebrações no Dia de Finados

Celebrações serão realizadas no dia 2 de novembro, em cemitérios do Distrito Federal, com a presença de bispos, sacerdotes e do Arcebispo metropolitano, Cardeal Dom Paulo Cezar Costa.

A Arquidiocese de Brasília divulga a programação das celebrações da Santa Missa para o Dia de Finados, celebrado em 2 de novembro. As celebrações serão realizadas nos cemitérios Campo da Esperança da Asa Sul, de Brazlândia, do Gama, de Taguatinga e de Sobradinho, reunindo fiéis em oração pelos falecidos e em memória daqueles que já partiram.

A data é marcada pela oração, pela saudade e pela esperança cristã na ressurreição. Nesse dia, a Igreja convida os fiéis a recordar seus entes queridos, confiando-os à misericórdia de Deus e renovando a fé na vida eterna.

A programação contempla a celebração da Santa Missa ao longo do dia, presididas por bispos e sacerdotes da Arquidiocese de Brasília. Na Asa Sul, a celebração das 12h será presidida pelo Cardeal Dom Paulo Cezar Costa, Arcebispo metropolitano da Arquidiocese de Brasília, e transmitida pela TV Canção Nova.

Confira os horários das celebrações:

Cemitério Campo da Esperança – Asa Sul

  • 8h: Dom Marcony
  • 9h30: Dom Ricardo (bispo auxiliar)
  • 10h30: Dom Raymundo
  • 12h: Cardeal Dom Paulo Cezar Costa (transmissão pela Canção Nova)
  • 14h: Frei Gilberto de Jesus
  • 15h30: Padre Carlos
  • 17h: Dom João Braz

Cemitério Campo da Esperança – Brazlândia

  • 7h30: Padre Vanderson
  • 10h30: Dom Denilson (bispo auxiliar)
  • 14h: Padre Maurílio
  • 16h: Padre Celso Adélio


Cemitério Campo da Esperança – Gama

  • 8h: Dom Vicente (bispo auxiliar)
  • 9h30: Padre Alex
  • 11h: Padre Gustavo
  • 12h30: Padre Gustavo Canaver
  • 14h: Padre Felipe
  • 15h30: Padre Vitor
  • 17h: Padre Marcelino


Cemitério Campo da Esperança – Taguatinga

  • 8h: Dom Denilson (bispo auxiliar)
  • 9h30: Padre Marcos Fernando
  • 11h: Padre Antônio
  • 12h30: Padre Pedro
  • 14h: Padre Francisco Randson
  • 15h30: Padre Rafael
  • 17h: Padre Lucas

Cemitério Campo da Esperança – Planaltina

  • 8h: Dom Antonio de Marcos (bispo auxiliar)
  • 9h30: Padre Rafael da Silva
  • 11h: Padre Elves Soares
  • 12h30: Padre Lécio Santos
  • 14h: Padre Douglas Pitombo
  • 15h30: Padre Tiago Pereira
  • 17h: Padre Ângelo de Melo


Cemitério Campo da Esperança – Sobradinho

  • 8h: Cardeal Dom Paulo Cezar Costa
  • 9h30: Padre Manolo
  • 11h: Dom Antonio (bispo auxiliar)
  • 12h30: Padre Nivaldo
  • 14h: Padre Josias
  • 15h30: Padre José Vicente
  • 17h: Padre Luiz Gonzaga


O Dia de Finados é uma oportunidade para fortalecer a fé e a esperança na promessa da ressurreição. A Igreja recorda que a morte não representa a palavra definitiva sobre a vida humana, mas é vivida à luz da vitória de Jesus Cristo sobre a morte.

A passagem do Evangelho de São João inspira a celebração: “Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente” (Jo 11,25-26).

Ao participar da Santa Missa, os fiéis são convidados a rezar pelos falecidos, agradecer pelo dom da vida daqueles que fizeram parte de sua história e renovar a confiança na vida eterna.