Arquidiocese de Brasília participa de Encontro Nacional em preparação para o Jubileu 2025, em Roma

Nos dias 29 e 30 de janeiro, foi realizado o Encontro Nacional em preparação para o Jubileu 2025. Fiéis de várias Arquidioceses e Dioceses que integram as 19 regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) participaram do evento, promovido na Casa Dom Luciano, no Distrito Federal.

Dom Rino Fisichella, Pró-Prefeito do Dicastério para a Evangelização no Vaticano e um dos organizadores do Jubileu de 2025, compartilhou alguns anseios do Papa Francisco para o próximo Ano Santo, que terá como tema Peregrinos de Esperança. “O Jubileu precisa da participação de todas as pessoas, pois todos somos peregrinos da esperança”, frisou durante a palestra.

Ainda que não tenta revelado detalhes sobre o que será apresentado pelo Papa em maio de 2024, na carta apostólica para o Ano Jubilar, Dom Rino frisou o conceito de indulgência jubilar, um aspecto fundamental do Jubileu que reflete a Misericórdia de Deus. A Arquidiocese de Brasília participou do evento, sendo representada pelo padre Agenor Vieira, Pároco da Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida e Vigário responsável pelo Setor Pastoral da Arquidiocese, e pela Fernanda Alcântara, Secretária Pastoral da Arquidiocese.

“Também teremos uma programação Arquidiocesana. Participamos do encontro com a proposta de estudar para elaborarmos, juntamente com o Arcebispo e os respectivos conselhos constitutivos da Arquidiocese, uma programação particular, como forma de preparação para o Jubileu. Aguardaremos a carta apostólica que será publicada pelo Papa Francisco para sabermos se as peregrinações poderão acontecer nas Dioceses particulares, como foi no Jubileu da Misericórdia”, explicou Fernanda Alcântara.

De acordo com Dom Rino Fisichella, são esperados 32 milhões de peregrinos a Roma durante o ano jubilar, com a participação aproximada de 250 mil peregrinos brasileiros. A projeção foi feita pela Faculdade de Sociologia de Roma. No contexto do Jubileu, em 2025 serão celebrados os 1700 anos do primeiro Concílio de Niceia.

No site do Jubileu (https://www.iubilaeum2025.va/pt.html ), com tradução em 10 idiomas, contém a programação detalhada e as orientações para os peregrinos.

(Com informações da CNBB)