Bruno Cruz é ordenado diácono na Arquidiocese de Brasília

De acordo com o Catecismo da Igreja Católica, o diácono participa, de modo especial, na missão e na graça de Cristo. Ele é marcado pelo sacramento da Ordem com um sinal (caráter) que ninguém pode apagar e que o configura a Cristo, que se fez "diácono, isto é, o servidorde todos.

O Bispo Auxiliar de Brasília, Dom Antonio Aparecido, celebrou, nesse sábado (22), a Missa Solene de Ordenação Diaconal de Bruno Henrique Pereira Cruz, no Seminário Maior de Brasília. Com a presença de familiares, amigos, seminaristas e sacerdotes do clero arquidiocesano, a celebração foi marcada pela participação de todos na alegria desse momento significativo.

Durante a homilia, Dom Antonio ressaltou que a vocação não é uma escolha profissional ou uma decisão baseada em interesses pessoais, mas algo intrinsecamente ligado ao ser e à existência. De acordo com ele, é missão, graça, serviço e doação. “A ordenação de um diácono às ordens sacras não é uma celebração restrita a alguns eleitos, mas uma festa para toda a Igreja e para todo o povo de Deus. Afinal, toda vocação vem de Deus, pertence a Deus e é dom de Deus.”

Rito da Ordenação Diaconal
Após a homilia, de frente para o Bispo, Bruno foi interrogado, momento em que manifestou sua livre decisão e abertura de coração para receber a Sagrada Ordem. Para simbolizar a consagração total a Cristo, à Igreja e ao Evangelho, ele se prostrou no chão, enquanto toda a comunidade, de joelhos, rezava por ele a Ladainha de Todos os Santos. Em seguida, o Bispo, em nome da Igreja, impôs as mãos sobre Bruno e rezou a prece de ordenação. Uma vez ordenado, o novo diácono da Arquidiocese de Brasília recebeu as vestes litúrgicas, a estola diaconal e a dalmática. Com as vestes diaconais, o Bispo lhe entregou o livro dos Evangelhos. “Recebe o Evangelho de Cristo, do qual foste constituído mensageiro; transforma em fé viva o que leres, ensina aquilo que creres e procura realizar o que ensinares.”

Ao final, o Diácono Bruno fez um bonito agradecimento a Deus, aos familiares e a todos os envolvidos em seu processo de formação.

Fotos: Neto Lima