Cardeal Dom Paulo Cezar Costa celebra Missa em Ação de Graças na inauguração do Centro Cultural Dom Ávila

O Movimento Eureka de Brasília (MEB) inaugurou um lindo espaço cultural dedicado ao seu fundador Dom Geraldo do Espírito Santo Ávila (1929-2005), que foi precursor da Arquidiocese de Brasília, vindo de Diamantina, em 1962, a convite de Dom José Newton, primeiro Arcebispo de Brasília.

Dom Ávila foi o criador e primeiro pároco de diversas igrejas da Nova Capital, onde desenvolveu inúmeros serviços pastorais, como a Pastoral Fraternidade de Maria e a Casa da Sopa, que atende diariamente pessoas em situação de pobreza. Além disso, o Bispo fundou o Movimento Eureka de Brasília que evangeliza, desde 1972, por meio de retiros para crianças, adolescentes e adultos.

“É nossa missão levar adiante a obra de Dom Ávila! Ele foi um grande evangelizador e queria que o Evangelho formasse servidores e servidoras. E formou! Por isso, nós estamos aqui. Ele formou servidores e servidoras. É missão nossa levar adiante a obra dele. Como? Continuar a formar servidores e servidoras. Gente que seguindo Jesus Cristo desgasta a vida por amor e que não tem medo de servir, de doar, de amar, de fazer da vida um dom de amor, um dom de serviço. Isso é ser cristão! O que Dom Ávila fez a nível de evangelização – o Eureka é prova disso – ele queria, verdadeiramente, que o Evangelho chegasse, que o Evangelho formasse, que o Evangelho plasmasse a caminhada da vida de homens e mulheres. Um homem que doou a vida aos pobres! Homem de profunda simplicidade. Foi um verdadeiro pastor, amigo dos pobres e dos mais necessitados. Um grande exemplo de servo para nós que estamos seguindo Jesus Cristo”, destacou o Cardeal Dom Paulo Cezar Costa.

O primeiro evento do CCDA é a exposição fotográfica sobre Dom Ávila “Entrei para Adorar, saí para Servir”, que estará disponível à visitação na sede do Eureka (SGAN 906 Módulo E – Brasília – DF), aos sábados, das 16h às 22h, de 18 novembro até o dia 13 de janeiro de 2024, com entrada franca. Outras informações estão disponíveis no Instagram do Movimento Eureka.

“A criação do Centro Cultural Dom Ávila (CCDA) na sede do Eureka, além de fazer justa homenagem ao fundador, propiciará a divulgação do Evangelho por meio de formações, catequese e entretenimento católico”, destaca Karla Meireles, diretora de Comunicação e Cultura do MEB.

Brasília, 16 de novembro de 2023