Cardeal Raymundo Damasceno toma posse no Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal

Dom Raymundo foi Bispo Auxiliar de Brasília de 1986 a 2004

O Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal (IHGDF) realizou, na noite dessa quarta-feira (26), a Sessão Solene de Posse do Cardeal Arcebispo Emérito de Aparecida-SP, Dom Raymundo Damasceno Assis, na Cadeira nº 102 – Patrono Frei Caneca.

A mesa de abertura contou com as presenças do Presidente do IHGDF, Dr. Paulo Castelo Branco; do Núncio Apostólico no Brasil, Sua Excelência Reverendíssima Dom Giambattista Diquatto; e, como representante do Arcebispo de Brasília, Cardeal Paulo Cezar Costa, o Bispo Auxiliar de Brasília, Dom Denilson Geraldo.

Dom Raymundo Damasceno foi acolhido como membro do Instituto, com um discurso proferido pelo acadêmico Dr. Theodoro Menck, que falou sobre a vida pessoal, acadêmica e religiosa do novo acadêmico.

Na sequência, Dom Raymundo discursou aos convidados presentes, destacando a honra de ser eleito para a Cadeira nº 102, cujo patrono é Frei Caneca, religioso carmelita, nascido em 20/08/1777 e falecido em 13/01/1825. Frei Caneca fez sua formação no prestigiado Seminário de Olinda e doutou-se de sólida e ampla cultura política, filosófica e teológica.

Ao concluir seu discurso, Dom Raymundo Damasceno foi aplaudido de pé. Entre os convidados presentes, estavam autoridades políticas, o Presidente da Academia Brasiliense de Letras, acadêmicos do IHGDF e da Academia Brasiliense de Letras, sacerdotes, religiosos, religiosas, equipistas de casais de Nossa Senhora que Dom Raymundo acompanha, entre outros. Em seguida, foi diplomado com o título de sócio acadêmico da Cadeira nº 102, Patrono Frei Caneca, do Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal.