Aberta desde 1º de fevereiro, a exposição “E Se Fez Carne – O Mistério da Presença do Divino no Humano“, recebeu, nesta quarta-feira (12), a visita do Arcebispo de Brasília, Cardeal Paulo Cezar Costa. A mostra, realizada pela Companhia Cultural e Artística da Arquidiocese de Brasília (CCA), reúne uma coleção diversificada de obras que transitam entre o tradicional e o contemporâneo, evidenciando a rica produção de arte sacra existente na capital federal. A visitação é gratuita e ficará aberta ao público até 23 de fevereiro de 2025, no Espaço Oscar Niemeyer, próximo à Praça dos Três Poderes.
Os visitantes têm a oportunidade de apreciar peças inspiradas em estilos como o barroco brasileiro, iconografia bizantina, ilustração moderna, composição florentina, além de esculturas em diferentes materiais e um delicado presépio napolitano.
“É a beleza da arte que quer falar ao ser humano de hoje, que quer nos fazer tocar o mistério do Transcendente. Venha contemplar a beleza e fazer com que a arte fale ao seu coração”, destacou o Cardeal Paulo Cezar Costa.

Entre os temas representados estão figuras emblemáticas da devoção cristã, como Nossa Senhora do Rosário, Menino Jesus de Praga, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Pantocrator, São José e a Sagrada Família. Entre os artistas selecionados pela Companhia, muitos seguem o legado das Irmãs de Santa Marcelina, que foram precursoras da arte religiosa em Brasília desde a década de 1980.
O presidente da Companhia Cultural e Artística, Padre Gustavo Xavier, aponta que Brasília ainda é uma cidade jovem e, por isso, ainda está em processo de descoberta de sua tradição e identidade. “O objetivo desta exposição é mapear os artistas de Brasília, falar sobre o que está sendo produzido aqui, e, sobretudo, falar de Deus por meio da arte, usando uma linguagem própria dEle, simbólica e artística”, afirmou o presidente.

Com classificação livre, a exposição está aberta de terça a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados e domingos, das 9h às 17h. O evento conta com apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal e do Governo do Distrito Federal.
Companhia Cultural e Artística da Arquidiocese de Brasília
A Companhia é dedicada a promover a expressão artística e cultural da fé, com a integração da tradição e modernidade. Com uma equipe de voluntários e profissionais apaixonados por arte e cultura, a instituição atua em diversas frentes, que incluem artes plásticas, arquitetura e música, sempre em busca de envolver a comunidade e fomentar o conhecimento. Acompanhe o trabalho cultural realizado na Arquidiocese seguindo o perfil: @ccaarqbrasilia no Instagram.

Serviço:
Exposição: “E Se Fez Carne – O Mistério da Presença do Divino no Humano”
Data: 1º a 23 de fevereiro de 2025
Local: Espaço Oscar Niemeyer (próximo à Praça dos Três Poderes)
Horário de visitação: Terça a sexta-feira: 9h às 18h
Sábados e domingos: 9h às 17h
Entrada: Franca
Classificação: Livre
Com fotos de Neto Lima e informações da Companhia Cultural e Artística da Arquidiocese de Brasília