No Congresso Nacional, Parlamentares participam da primeira Missa de 2025

No Salão Negro da Câmara dos Deputados, o Cardeal Paulo Cezar Costa presidiu, nesta quarta-feira (12), a primeira Santa Missa do ciclo mensal de celebrações eucarísticas de 2025. Esta é uma iniciativa da Frente Parlamentar Católica, para que deputados, senadores, assessores e familiares possam ter um momento de fé e espiritualidade.

Na homilia, o Cardeal destacou que a leitura do livro de Gênesis mostra a beleza da criação de Deus e o amor Dele por Seus filhos, pois o ser humano tem o diferencial da criação: é o único ser vivente que recebe o hálito de vida de Deus, ou seja, é composto de corpo e alma. “O homem foi criado por Deus e para Deus, Ele é o caminho. Quando o ser humano se afasta de Aquele que o criou por amor, é capaz de construir monstruosidades, e a história mostra isso”, disse.

De acordo com o Evangelho, Dom Paulo ressaltou que a impureza está no coração humano, mas que precisamos sempre conceber o bem. O homem e a mulher de fé não podem se permitir construir tramas do mal, por isso a importância de desenvolver a consciência e segui-la. “Nas pequenas e grandes coisas, é preciso que seja bem formada: no bem, nos valores, no Evangelho e no Reino. Isso dignifica o ser humano porque coloca Deus em primeiro lugar”, evidenciou.

Essa celebração da Frente Parlamentar Católica ocorria desde 2021, mas no Santuário Nossa Senhora da Saúde, na Asa Norte. A partir deste ano, as Missas ocorrerão sempre no Salão Negro da Câmara dos Deputados. Para o diretor da Frente Parlamentar, Padre Rafael Santos, a iniciativa evidencia a importância de propor uma reflexão das decisões à luz da Fé Católica.

Foto: Cláudio Araújo