No dia 24 de dezembro, o Papa Francisco presidiu a solene cerimônia de abertura da Porta Santa na Basílica de São Pedro, no Vaticano, marcando o início do Ano Jubilar da Esperança, um tempo especial para a Igreja e para a humanidade refletirem sobre a virtude teologal da esperança, especialmente em meio aos desafios globais, como conflitos, crises sociais e ambientais. O Jubileu é um convite a renovar a confiança em Deus e a ser testemunhas da esperança no mundo.
O Ano Jubilar da Esperança, proclamado pelo Santo Padre para o ano de 2025, é um período especial na vida da Igreja Católica, marcado por um profundo convite à reflexão, à oração e à renovação da fé. É um momento para celebrar a esperança que nos é dada em Jesus Cristo e para sermos testemunhas dessa esperança em um mundo muitas vezes marcado pela incerteza e pelo desânimo.
O evento promete ser uma celebração enriquecedora, repleta de fé, esperança e união. “É com grande alegria que convido todos os fiéis da Arquidiocese de Brasília a se unirem nesse Tríduo de Abertura do Jubileu da Esperança. Esse é um momento de profunda reflexão, celebração e renovação espiritual. Juntos, vamos proclamar a esperança que habita em nossos corações e renovar nossa missão de ser sal da terra e luz no mundo”, frisa o Cardeal Dom Paulo Cezar Costa.
Programação do Tríduo de Abertura
29/12 (Domingo) – Abertura
A celebração começará no domingo, dia 29 de dezembro, com a abertura oficial do Jubileu da Esperança. A programação começa às 15h30, com a concentração no Teatro Nacional. Às 16h, inicia-se a Santa Missa Campal, presidida pelo Cardeal Arcebispo de Brasília, Dom Paulo Cezar Costa, que será acompanhada por uma peregrinação até a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida.
“A peregrinação até a Catedral é um gesto de fé e união. Uma oportunidade para caminharmos juntos em direção à esperança e à luz que Cristo nos oferece”, afirma o Cardeal.
30/12 (Segunda-feira) – Jubileu da Renovação Carismática e das Novas Comunidades
No dia 30 de dezembro, terá um grande evento para celebrar o Jubileu da Renovação Carismática e das Novas Comunidades. A programação começa às 15h, com um momento de louvor, pregação e shows ao longo da tarde.
Às 20h, será celebrada a Santa Missa, presidida por Dom Vicente Tavares, Bispo auxiliar da Arquidiocese de Brasília.
“Esse dia será uma celebração de renovação e fortalecimento dos carismas e comunidades que florescem em nossa Arquidiocese. É um convite para que todos se sintam parte dessa grande família de fé”, salienta Dom Paulo Cezar.
31/12 (Terça-feira) – Réveillon da Paz com a Comunidade Shalom
O Tríduo de Abertura culmina no dia 31 de dezembro, com a Santa Missa do Réveillon da Paz, às 20h, presidida pelo Cardeal Arcebispo de Brasília, Dom Paulo Cezar Costa. Após a celebração, os fiéis poderão participar de um show especial com a cantora Suely Façanha, momentos de adoração e pregação, encerrando o ano com muita fé, louvor e esperança.
“O Réveillon da Paz é um momento de reflexão e celebração, em que renovamos o nosso compromisso de viver em paz e harmonia com Deus e com o próximo. Juntos, vamos agradecer a Deus pelos dons do ano de 2024 e renovar a nossa esperança para o ano que se inicia”, explica o Cardeal.
Dom Paulo Cezar reitera o convite a todos os fiéis para que possam participar ativamente do Tríduo de Abertura do Jubileu da Esperança, dizendo que “Não há nada mais enriquecedor do que celebrar a nossa fé em comunhão. Venham, pois a esperança está aqui, e juntos vamos proclamar a alegria do Evangelho”, finaliza.
Confira a programação completa:
29/12 (Domingo) – Abertura
15h30 – Concentração no Teatro Nacional
16h – Santa Missa campal com peregrinação até a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida (presidida por Dom Paulo Cezar Costa)
30/12 (Segunda-feira) – Jubileu da Renovação Carismática e das Novas Comunidades
15h – Louvor, pregação e shows.
20h – Santa Missa (presidida por Dom Vicente Tavares)
31/12 (Terça-feira) – Réveillon da Paz
20h – Santa Missa (presidida pelo Cardeal Dom Paulo Cezar Costa), adoração, pregação e show de Suely Façanha. Em todos os dias, haverá praça de alimentação. Não perca essa oportunidade de celebrar a esperança e a fé na Arquidiocese de Brasília. Juntos, vamos proclamar a luz que habita em nossos corações!