Dia Mundial do Enfermo é celebrado com Missa, visita aos doentes e Unção dos Enfermos no HRAN

A celebração reuniu pacientes, profissionais de saúde, familiares e agentes pastorais, em um momento de fé e esperança no ambiente hospitalar.

Nesta quarta-feira (11/02), memória litúrgica de Nossa Senhora de Lourdes, a Igreja celebra o 34º Dia Mundial do Enfermo, data dedicada à oração, à solidariedade e ao cuidado com todos aqueles que sofrem no corpo e no espírito.

Em Brasília, a data foi marcada pela Santa Missa presidida pelo Cardeal Dom Paulo Cezar Costa, Arcebispo metropolitano, na capela do Hospital Regional da Asa Norte (HRAN).

Após a Eucaristia, o Arcebispo percorreu as dependências do hospital, visitando os doentes e administrando o Sacramento da Unção dos Enfermos, sinal da presença consoladora de Cristo que fortalece, cura e sustenta aqueles que enfrentam a enfermidade. O gesto pastoral levou palavras de conforto, oração e proximidade aos pacientes e seus familiares, reafirmando a missão da Igreja de estar junto dos que mais sofrem.

Inspirados pelo tema proposto pelo Papa para o Dia Mundial do Enfermo de 2026   “A compaixão do samaritano: amar carregando a dor do outro”, a celebração foi também um convite à renovação do compromisso cristão com uma Igreja próxima, samaritana e misericordiosa, que acolhe, escuta e cuida com amor, especialmente dos mais frágeis.

Neste dia especial, a Igreja eleva suas preces pelos enfermos, pedindo ao Senhor que lhes conceda força, paz e esperança; pelos profissionais de saúde, para que sejam iluminados na missão de cuidar da vida; e pelas famílias, para que encontrem na fé o sustento necessário diante do sofrimento.

Sob a intercessão de Nossa Senhora de Lourdes, que o Senhor continue a derramar sua graça sobre todos os que enfrentam a doença e sobre aqueles que, com dedicação e compaixão, se fazem instrumentos de cuidado e consolo.