Durante a celebração, Dom Paulo ressaltou a importância da Assembleia Geral Regional Eletiva na Arquidiocese de Brasília, considerando o encontro um momento crucial para a avaliação da caminhada da Vida Consagrada e a projeção de um futuro com esperança e alegria. “Os religiosos e religiosas desempenham na Igreja, sendo exemplos vivos do Evangelho através dos diversos carismas confiados por Deus.” Além disso, o Cardeal reforçou a necessidade de uma Igreja evangelizadora e missionária, em sintonia com o conceito de “Igreja em saída” proposto pelo Papa Francisco.
“Este é um tempo de caminhar juntos, como propõe o Papa Francisco, contribuindo para uma Igreja mais unida e comprometida com sua missão”, disse Dom Paulo, enfatizando a importância de todos participarem na construção de uma Igreja mais ativa e presente na vida da sociedade.
Durante a Assembleia, Irmã Maria Angélica, do Instituto Jesus Maria José foi eleita a nova coordenadora da Regional. Ela terá a missão de liderar os religiosos e religiosas no fortalecimento de suas vocações e na promoção de comunhão e fraternidade, princípios fundamentais da vida consagrada.
Em vídeo gravado para as redes sociais, Dom Paulo reafirmou o espírito de renovação presente na Assembleia: “Este momento representa um passo importante para a vida da CRB, um tempo de discernimento, alegria e renovação para todos os que se dedicam à missão de seguir os passos de Cristo.”