Milhares de fiéis de diversas paróquias do Distrito Federal se dirigiram à Esplanada dos Ministérios para participar da Solenidade de Corpus Christi nesta quinta-feira (08/06). A Santa Missa, presidida por Dom Paulo Cezar Costa, Cardeal Arcebispo de Brasília, foi concelebrada pelo Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giambbattista Diquattro, os quatros Bispos Auxiliares da Arquidiocese, Dom José Aparecido, Dom Antonio de Marcos, Dom Denilson Geraldo, SAC, Dom Ricardo Hoepers, além do Bispo emérito de Formosa, Dom José Ronaldo, como também centenas de padres das diversas paróquias da capital federal.
Recordando o tema escolhida para a festa deste ano, Dom Paulo Cezar afirmou, em sua homilia, “este tema coloca-se no contexto da multiplicação dos pães, onde Jesus provoca os discípulos a dar de comer as multidões. A provocação não deve ser vista como uma falta de realismo de Jesus. Para os apóstolos, o pouco que possuem não basta, mas para Jesus ao invés, o pouco basta a quem crê na onipotência de Deus e na força do amor. O homem tem sempre pouco nas suas mãos, se colocado em relação com as necessidades do mundo: pouco dinheiro,pouca esperança, pouca coragem, pouca criatividade, poucos meios ….mas bastam quando são fecundados pela potência da fé e do desejo de condividir.”
A homilia pode ser conferida, na íntegra, aqui.
Em clima de oração, recolhimento e oração, os fiéis receberam a Sagrada Comunhão, das mãos de muitos padres e MESCES que auxiliam na preparação da da festa. Logo após a comunhão, em nome de toda do Cardeal, o Bispo Auxiliar, Dom José Aparecido, agradeceu a presença das autoridades presentes, como também, dos diversos patrocinadores que ajudam na realização do evento. O diretor espiritual da equipe organizadora, Padre Paulo Sergio, também recordou de tantos voluntários que trabalham incansavelmente, durante meses, para que tudo aconteça da melhor forma possível.
Após a Santa Missa, um mar de velas tomou conta da Esplanada dos Ministérios, com a procissão com Santíssimo Sacramento. O Cardeal Paulo Cezar levando o Santíssimo, percorreu, no papa-móvel, cerca de 1,5 km tendo o povo fiel seguido Jesus na Eucaristia. Durante a procissão, três bençãos foram dadas: aos doentes, aos governantes e as famílias. Chegando ao altar montado para a celebração, o Arcebispo conduziu um momento de adoração, onde o clima de oração na Esplanada foi encantador, com silêncios e cantos intercalando os grande louvores ao Senhor.
Para conferir a Celebração na íntegra, acesse o canal da Arquidiocese abaixo: