O Retiro é direcionado a todas as pessoas que desejam crescer e progredir na vida espiritual (leigos/as engajados/as nas comunidades e paróquias, lideranças e agentes de pastoral, membros das obras e dos conselhos missionários, ministros ordenados, membros de Congregações, Institutos de Vida Consagrada, Novas Comunidades) e os paroquianos das paróquias da Arquidiocese de Brasília, especialmente os líderes das comunidades; catequistas, coordenadores de pastorais, movimentos e grupos; coordenadores e membros dos COMIPAs e do COMIDI; ministros extraordinários da Palavra e da Sagrada Comunhão; missionários/as leigos/as. As inscrições estão abertas e devem ser realizadas no site do CCM (Clique Aqui!)
“O retiro não é apenas uma formação ou um curso. É um exercício espiritual que envolve momentos de recolhimento, contato com a Palavra de Deus, reflexão e oração, que devem levar à conversão. Os participantes devem viver a experiência de um encontro consigo mesmos, com os outros, com o mundo e com Deus. Queremos ajudar os participantes a reavivar o dom da vocação, recebido do Senhor, revitalizar seu modo de ser católico e suas opções pessoais pelo Senhor e reacender a chama do ardor missionário”, explica o padre Tiago Ávila Camargo, Diretor Geral do CCM.
São João Paulo II costumava lembrar aos cristãos que “todos os membros da Igreja [pelo batismo] são consagrados para a missão, todos são corresponsáveis por levar Cristo ao mundo com a própria contribuição pessoal” (Mensagem para o Dia Mundial das Missões 1991).
Também o Papa Francisco nos sensibiliza sobre essa realidade ao dizer que não há vocação sem missão, uma vez que o chamado de Deus inclui sempre o envio. Por isso, “a Igreja é uma sinfonia vocacional, com todas as vocações unidas e distintas em harmonia e juntas «em saída» para irradiar no mundo a vida nova do Reino de Deus” (Mensagem para o 60º Dia Mundial de Oração pelas Vocações 2023).
“A própria palavra retiro significa retirada, recuo, saída, afastamento. Retiro, visto à luz de Deus, é exercício para a vida e não algo fora da vida. Essa experiência espiritual, que supõe empenho de cada um dos participantes, levará em consideração as inspirações vindas da Palavra de Deus, da liturgia da Igreja e da preparação para o Jubileu 2025. Por isso, o CCM lança um convite a todas as pessoas que desejam qualificar, de forma reflexiva e orante, sua vocação e missão e desejam crescer na amizade com o Senhor. Venha participar conosco dessa experiência!”, finaliza padre Tiago Ávila Camargo.