O Papa Francisco anunciará oficialmente o Jubileu Ordinário de 2025 no dia 09 de maio, quinta-feira, às 17h30 (no horário de Roma), na Solenidade da Ascensão do Senhor. A leitura pública e a entrega da Bula Spes non confundit se darão durante a cerimônia das II Vésperas da Solenidade, na Basílica de São Pedro.
No livreto da cerimônia, já disponível no site do Vaticano, consta a monição inicial para este evento de lançamento. Nele, o Santo Padre pede ao Senhor, Onipotente e Misericordioso, que reaviva nos homens a esperança da glória, ao qual todos são destinados pela graça. Além disso, recorre ao Espírito Santo, promessa do Ressuscitado, que abra os corações ao dom da Esperança para que, pela interseção da Virgem Maria, a vida seja renovada pela fé e pelo amor.
A Porta Santa, na Basílica de São Pedro, será aberta no dia 24 de dezembro de 2024, abrindo oficialmente o Jubileu Ordinário de 2025. A partir daí, serão organizados diversos encontros, durante todo o Ano Santo, com as mais diferentes categorias de pessoas, serviços e ministérios: artistas, militares, comunicadores, jovens, diáconos, padres, e tantos outros.
As últimas duas Bulas de proclamação de anos jubilares foram a Incarnationis Mysterium, do Papa João Paulo II ao proclamar o Grande Jubileu do Ano 2000, e a Misericordiae vultus, do Papa Francisco por razão do Jubileu Extraordinário da Misericórdia (2015-2016)
São esperados pelo menos 32 milhões de peregrinos em Roma para o Jubileu de 2025: isto quem afirma é Dom Rino Fisichella, pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização. Desse montante, ele espera que aproximadamente 250 mil peregrinos brasileiros passem pela Cidade Eterna. Esta projeção foi feita pela Faculdade de Sociologia de Roma.
Com informações da CNBB e do site oficial do Jubileu. Imagens do L’Osservatorio Romano.