Músicos e salmistas recebem formação sobre música litúrgica

A iniciativa reforça o compromisso da Arquidiocese de Brasília em oferecer espaços de formação e espiritualidade.

Nos dias 14 e 15 de fevereiro, músicos e salmistas participaram de uma formação arquidiocesana com Delphim Rezende Porto, maestro e diretor da São Paulo Schola Cantorum. Organizado pela Comissão Arquidiocesana de Liturgia da Arquidiocese de Brasília, o evento ocorreu no Colégio Galois e contou com 238 inscritos.

A formação foi destinada a músicos, salmistas, coordenadores de liturgia e a todos aqueles que desejam se aprofundar no serviço à liturgia por meio da música. Na programação, os participantes tiveram acesso a conteúdos como: introdução sobre a música litúrgica na Instrução Geral do Missal Romano; o cântico dos Salmos na Liturgia Cristã; e Antífona: o canto bíblico na Celebração Eucarística.

Para Delphim, foi uma alegria estar em Brasília com tantas pessoas interessadas em canto litúrgico. Durante as formações, ele destacou que há um costume cultural de se cantar poesia na Santa Missa, mas os fiéis precisam descobrir o valor que tem o coral e o povo cantando, juntos, a Bíblia. “A Comissão de Liturgia está de parabéns por conseguir reunir músicos de muitas comunidades, uma verdadeira expressão da Arquidiocese. Todos em torno de uma questão comum: o cântico da Palavra de Deus.”

Um dos trabalhos recentes realizados por Delphim foi a direção da gravação do Hino do Jubileu 2025 no Brasil. Ouça aqui: https://www.youtube.com/watch?v=bSq86Vs_9aA

Coro Arquidiocesano

Dentro do serviço litúrgico da Igreja de Brasília, está o Coro Arquidiocesano, instituído em 2024. Sua principal missão é servir nas celebrações religiosas católicas em Brasília, especialmente na Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida e em outras celebrações. Além disso, o Coro tem a missão de auxiliar o setor de Música Litúrgica da Arquidiocese, fomentar a criação de coros paroquiais e promover a boa formação dos músicos nas comunidades.

A participação é voluntária e a admissão de novos membros ocorre periodicamente, conforme a necessidade do coro. O ingresso se dá por meio de edital público, divulgado oportunamente nos meios de comunicação da Arquidiocese de Brasília (site, mídias sociais, folheto “O Povo de Deus” etc.). A seleção é realizada em duas etapas: audição prévia dos candidatos e classificação dos considerados aptos.

Após a seleção, os integrantes passam por formações continuadas que abordam quatro pontos principais: direção espiritual; legislação litúrgico-musical (documentos da Igreja sobre a liturgia); preparação vocal para atuação em coro; e leitura e interpretação de partituras em notação quadrada e moderna.

Para mais informações sobre o Coro Nossa Senhora Aparecida, acesse https://www.coroarqbrasilia.com.br/