Papa Francisco fala sobre a quarta dimensão do zelo apostólico em catequese desta quarta-feira

Na manhã desta quarta-feira (06/12), o Papa Francisco voltou a se encontrar com os fiéis que acorrem a Roma peregrinando até os pilares da Igreja.

O Papa Francisco entrou andando na Sala Paulo VI e explicou aos fiéis como está sua saúde: “Irmãs e irmãos, bom dia. Sejam bem-vindos. Também hoje pedi ao monsenhor Ciampanelli para ler, porque ainda estou com dificuldade. Estou muito melhor, mas tenho dificuldades se falo demais. É por isso que ele vai ler.”

Na ocasião, Francisco continuou o itinerário sobre o zelo apostólico iniciado anteriormente: “Meditamos hoje sobre uma quarta dimensão do zelo apostólico: o anúncio é movido pelo Espírito Santo. “Em qualquer forma de evangelização, o primado é sempre de Deus, que quis chamar-nos para cooperar com Ele e impelir-nos com a força do seu Espírito” (EG 12). O protagonista da evangelização é sempre o Espírito Santo, mas isto não deve levar-nos à falta de empenho. O Senhor enviou-nos o Seu Espírito para que, impulsionados por Ele, anunciemos a Boa Nova a todos os cantos do mundo com criatividade e simplicidade. Em tempos em que escasseia a visão religiosa sobre a vida e torna-se difícil, cansativo e aparentemente infrutífero anunciar o Evangelho, é necessária a criatividade. Já a simplicidade deve levar-nos a anunciar o essencial: “Jesus Cristo, que nos revela e comunica a misericórdia infinita do Pai” (EG 164).”

Além da catequese, o Santo Padre renovou seu pedido de paz por tantos lugares que sofrem com a guerra. Em especial, recordou a martirizada Ucrânia, bem como, Israel e a Faixa de Gaza, além de situações do México e outras nações.