Durante a Audiência Geral na Praça São Pedro, o Pontífice lembrou a força e a atualidade dessas palavras, pronunciadas em 22 de outubro de 1978, quando Karol Wojtyła iniciou seu ministério como Bispo de Roma. “Hoje celebra-se a memória litúrgica de São João Paulo II. Exatamente há 47 anos, nesta Praça, ele exortou o mundo a se abrir a Cristo. Esse apelo continua válido ainda hoje: todos somos chamados a fazê-lo nosso”, afirmou o Papa Leão XIV.
Ao dirigir-se aos fiéis de língua portuguesa, o Papa recordou que Cristo Ressuscitado continua a aproximar-se de cada pessoa, reacendendo a esperança e a alegria, especialmente na Eucaristia dominical. “Ide ao seu encontro, de modo especial em cada domingo, quando Ele mesmo a nós se oferece na Eucaristia, para que o seu pão partido pela vida do mundo sacie a humanidade de hoje. Deus os abençoe!”
A exortação “Não tenhais medo! Abri, antes, escancarai as portas a Cristo!” tornou-se o símbolo do pontificado de João Paulo II, o terceiro mais longo da história, marcado por gestos de diálogo, evangelização e presença missionária. Primeiro Papa polonês, Wojtyła promoveu um novo impulso pastoral com as Jornadas Mundiais da Juventude, convocou o Grande Jubileu do Ano 2000 e realizou mais de cem viagens apostólicas ao redor do mundo.
Canonizado em 27 de abril de 2014 pelo Papa Francisco, João Paulo II é celebrado liturgicamente em 22 de outubro, data escolhida em memória de sua missa de início de pontificado. Na tarde desta quarta-feira (22/10), a Santa Missa em homenagem ao Papa polonês foi celebrada na Basílica de São Pedro, presidida por Dom Robert Józef Chrząszcz, Bispo auxiliar de Cracóvia. Missionário por 15 anos no Brasil, Dom Robert relatou que conheceu João Paulo II aos 15 anos, encontro que inspirou sua vocação sacerdotal. “Ele prometeu rezar por mim e fez o sinal da cruz sobre minha cabeça. Foi um momento decisivo”, contou o Bispo, em artigo publicado no Vatican News e assinado pelo cardeal Orani João Tempesta.
Durante a Audiência Geral, o Papa Leão XIV também recordou que outubro é o mês missionário e dedicado a Nossa Senhora do Rosário, convidando os fiéis à oração e ao testemunho. “O mês de outubro nos convida a renovar a nossa cooperação ativa com a missão da Igreja. Com a força da oração, com o potencial da vida conjugal e com o frescor da juventude, sejamos missionários do Evangelho, oferecendo apoio concreto àqueles que dedicam a vida à evangelização dos povos.”
Em suas saudações em diversas línguas, o Papa destacou a importância de não ceder à tristeza, mas deixar que a luz do Cristo Ressuscitado dissipe as trevas da vida cotidiana. “Peçamos ao Senhor que saibamos reconhecer sua presença no caminho da nossa vida, especialmente nos momentos de escuridão, e que a alegria da Páscoa seja o distintivo do nosso compromisso missionário”, disse o Pontífice aos fiéis de língua espanhola.
Ao final da Audiência, o Papa dirigiu uma palavra especial de agradecimento ao grupo britânico “Friends of the Holy Father”, que doou um estúdio móvel para os serviços do Vatican News. “Espero que o Jubileu continue a ser para todos vocês um tempo de renovação espiritual e de crescimento na alegria do Evangelho”, expressou o Papa.
O novo estúdio, instalado sob a colunata da Praça São Pedro desde julho, serve como espaço de encontro e informação multilíngue para peregrinos do Jubileu da Esperança. O projeto estreou oficialmente em 25 de julho com a transmissão especial “Rádio Vaticano com vocês”.
Com foto e informações do Vatican News.