Parceria entre Arquidiocese e Sebrae/DF fortalece o empreendedorismo de mulheres em vulnerabilidade

Na manhã de sábado (1º de novembro), a Arquidiocese de Brasília e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Distrito Federal (Sebrae/DF) firmaram um Acordo de Cooperação Técnica para fortalecer o projeto Não Temas, Maria!, no Auditório Cardeal José Freire Falcão, na Cúria Metropolitana de Brasília.

Com o objetivo de unir o cuidado pastoral da Igreja com a experiência do Sebrae para oferecer caminhos concretos de autonomia às mulheres que enfrentam a dor da violência doméstica, o acordo foi assinado pelo Cardeal Paulo Cezar Costa, Arcebispo Metropolitano de Brasília, e por Rosemary Soares Antunes Rainha, Superintendente do Sebrae/DF, tendo como testemunhas o Padre Thaisson da Silva Santarém, Vice Coordenador de  Pastoral da Arquidiocese de Brasília, e Fernanda Alcântara Parente Farias, secretária do Setor Pastoral da Arquidiocese de Brasília.

A parceria visa oferecer formação, acompanhamento e oportunidades para que as mulheres em situação de vulnerabilidade social possam desenvolver suas capacidades empreendedoras e alcançar maior autonomia econômica, na retomada de uma vida segura e digna, com apoio técnico do Sebrae/DF e acompanhamento humano e espiritual da Igreja.

Seguindo com a missão do projeto arquidiocesano do Não Temas, Maria! que destaca o compromisso de fé, proximidade e esperança para cada mulher que busca recomeçar, pela primeira vez, a Arquidiocese de Brasília firma o acordo institucional com o Sebrae/DF, integrando as dimensões pastoral, social e econômica em uma mesma iniciativa. O trabalho será conduzido em articulação com as paróquias, que farão a identificação e o acolhimento das pessoas interessadas.

“A Igreja está próxima dos que mais sofrem. E quando unimos fé, acolhimento e oportunidades concretas de trabalho e empreendedorismo, damos um passo importante na construção de uma sociedade mais justa e solidária”, destacou o Cardeal.

Neste Acordo, a Arquidiocese se compromete a identificar e acolher pessoas interessadas em participar das ações; Oferecer apoio social, espiritual e psicológico, conforme sua missão e experiência pastoral; Divulgar as ações e atividades decorrentes do acordo em suas redes e comunidades paroquiais; Emitir relatórios de acompanhamento das atividades; Designar um representante institucional para gestão e monitoramento das ações conjuntas.

O Sebrae/DF atuará oferecendo palestras gratuitas sobre empreendedorismo, comportamento empreendedor, inclusão produtiva e gestão empresarial; Capacitações on-line gratuitas sobre os mesmos temas; Capacitações presenciais de longa duração, consultorias e apoio a eventos — com possibilidade de contrapartida financeira em casos específicos; Relatórios de acompanhamento das turmas e atividades desenvolvidas.

A Superintendente do Sebrae/DF, Rosemary Rainha, frisa que “o Sebrae tem a missão de transformar vidas por meio do empreendedorismo. Com a força da Arquidiocese, poderemos alcançar ainda mais pessoas e gerar impacto positivo em diversas comunidades do Distrito Federal.”

O Acordo de Cooperação entre a Arquidiocese de Brasília e o Sebrae/DF inaugura uma nova etapa de colaboração entre Igreja e sociedade civil, unindo fé e ação concreta para promover inclusão produtiva, cidadania e esperança. As primeiras ações conjuntas estão previstas para o próximo período pastoral e serão divulgadas nas redes oficiais da Arquidiocese de Brasília.