Pela primeira vez, Arquidiocese de Brasília vai instituir Catequistas no Ministério de Catequista

No próximo domingo (25/08), dia em que a Santa Igreja celebra a vocação dos Leigos e Catequistas, a Arquidiocese de Brasília vai comemorar a data na Celebração Eucarística onde, pela primeira vez, catequistas da Arquidiocese serão instituídos no Ministério de Catequista. A Santa Missa será presidida pelo Cardeal Arcebispo de Brasília, Dom Paulo Cezar Costa, na Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, às 10h30.

“Não tenhais medo: se o Senhor vos chamar para este ministério, segui-o! Sereis participantes na mesma missão de Jesus de proclamar o seu Evangelho”. Papa Francisco (setembro de 2022). Foi com essa frase do Santo Padre que a Comissão Arquidiocesana de Catequese anunciou a Celebração Eucarística na qual serão instituídos 96 catequistas da Arquidiocese no Ministério de Catequista.

“Somos privilegiados e agradecidos a Deus pela graça de vivermos e testemunharmos este momento histórico na Arquidiocese de Brasília com a Instituição dos primeiros Ministros da Catequese. Desde a publicação, em 2021, do Antiquum Ministerium, os catequistas esperam ansiosamente por este acontecimento. Logicamente foi preciso criar os meios, inclusive litúrgicos, para que este coroamento de nossa caminhada catequética se tornasse realidade. É um triunfo, é uma glória, mas, acima de tudo, é um reconhecimento! Desejamos manifestar nosso júbilo por termos sido contemplados pelo amor e pela misericórdia do Senhor, que vê em nós capacidade para assumirmos mais um serviço a Deus e a nossa Igreja”, explica Brasiliana de Castro Pereira, Coordenadora Arquidiocesana da Catequese.

Brasiliana destacou que a Comissão Arquidiocesana recebeu a inscrição de catequistas de várias Paróquias da Arquidiocese para serem instituídos no Ministério de Catequista “Dom Paulo buscou atender à demanda ouvindo os padres da Arquidiocese. Então, tivemos inscrições de catequistas nos quatro Vicariatos”.