Neste episódio, o padre Antônio Xavier Batista, formador e professor do Seminário Maior Arquidiocesano, mestre em Exegese Bíblica e Arqueologia, conversa com a jornalista e apresentadora Gisele Oliveira sobre a leitura da Palavra de Deus, aprofundando a reflexão no significado e na importância do mês de setembro, celebrado no Brasil como o mês da Bíblia.
Durante a entrevista, Padre Antônio Xavier explicou a origem da iniciativa, instituída pela Igreja no Brasil na década de 1970, com o objetivo de incentivar os fiéis à leitura, ao estudo e à vivência da Palavra de Deus. O Sacerdote destaca que setembro foi escolhido por ser o mês em que a Igreja celebra a memória de São Jerônimo (no dia 30 de setembro), Sacerdote e Doutor da Igreja que dedicou sua vida à tradução e ao estudo das Sagradas Escrituras.
“São Jerônimo dizia: ‘Desconhecer as Escrituras é desconhecer Cristo’. Por isso, este mês é um convite para mergulharmos mais profundamente na Palavra, que ilumina a nossa fé e transforma a nossa vida. Não só em setembro, mas ao longo do ano devemos ter essa intimidade com a leitura e a meditação da Palavra de Deus, para que o Espírito Santo possa nos direcionar e ir iluminando a nossa mente para compreendermos o que Deus quer nos falar através de cada texto lido na nossa realidade atual”, destacou o Sacerdote.
Ao longo do episódio, o formador também apresentou caminhos práticos para quem deseja se aproximar mais da Palavra de Deus. “Não basta ler por ler. É preciso deixar-se encontrar por Deus nas páginas sagradas, permitir que a Palavra dialogue com a nossa história e nos conduza à conversão”, afirmou.
O episódio encerra com um convite aos fiéis para que façam da leitura e meditação da Palavra de Deus um hábito diário de busca pela intimidade com o Senhor, sendo um tempo de graça e renovação espiritual, participando de grupos de estudo, aprofundando-se nas Escrituras e levando a Palavra ao coração das famílias e comunidades. Assista o programa completo no vídeo abaixo: