Durante o evento, foi celebrada a implementação do novo projeto da Arquidiocese de Brasília, com um ano dedicado à leitura e meditação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos. Em sua reflexão, Dom Paulo Cezar destacou a importância do Evangelho de São Marcos na vida da Igreja e a relevância do projeto arquidiocesano como instrumento de evangelização e formação cristã.
“A Palavra de Deus é luz para os nossos caminhos. Neste ano, o Evangelho de São Marcos nos desafiou a seguir Jesus Cristo com autenticidade, mesmo diante das adversidades. É essencial que continuemos a meditar as Escrituras com profundidade e fé, para que a Palavra de Deus possa ir transformando os nossos corações e nossas comunidades”, afirmou o Cardeal.
Com o encerramento do estudo do Evangelho de São Marcos, que será no fim de dezembro deste ano, o foco do Projeto Arquidiocesano para 2025 será a leitura e meditação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas.
Padre Antônio Xavier, Assessor Eclesiástico do projeto Arquidiocesano, apresentou as peculiaridades do Evangelho escrito por São Lucas, ressaltando temas como a misericórdia, a compaixão e a presença marcante de Maria na narrativa.
“São Lucas nos convida a refletir sobre o amor de Deus manifestado na história humana. O Evangelho é um chamado à conversão e à vivência do amor em comunidade. Encontramos neste Evangelho muitos relatos de alegria e louvor”, afirmou o sacerdote.
Em 2025, para auxiliar as pequenas comunidades no estudo do Evangelho segundo São Lucas, a Arquidiocese disponibilizará materiais complementares no site. Esses recursos visam enriquecer a reflexão e facilitar a organização dos encontros semanais.
Participantes de diversas Paróquias da Arquidiocese de Brasília demonstraram entusiasmo com a continuidade do projeto. “Esse encontro renova nosso compromisso com a Palavra de Deus e fortalece nossa missão de levar o Evangelho a todos. Nós iniciamos esse projeto de leitura do Evangelho junto com as famílias, pois é na família que começa a verdadeira catequese, e tem dado muitos frutos na evangelização em nossa comunidade”, relata Vanessa Santos de Lima, membro do Santuário Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, no Riacho Fundo II.
O encontro foi marcado pela espiritualidade e pela comunhão entre os fiéis, reafirmando a proposta da Arquidiocese de formar discípulos missionários à luz da Palavra de Deus. A formação foi encerrada com a Celebração Eucarística, presidida pelo Cardeal Dom Paulo Cezar Costa, que foi concelebrada pelo Padre Rafael Souza, Reitor do Santuário Nossa Senhora da Saúde, e pelo Padre Antônio Xavier, Assessor Eclesiástico do Projeto Arquidiocesano de Leitura e Meditação da Palavra de Deus, e contou com a participação do Diácono Luís Felipe.
“Jesus vai fazendo história conosco, Ele caminha conosco e é uma presença real no meio de nós. Ele continua a nos encontrar hoje nas situações adversas, na vida do dia a dia. Quando nós O encontramos, Ele transforma a nossa vida e nos fortalece em nossa missão. Essa experiência de meditação da Palavra de Deus em pequenas comunidades é um caminho de renovação para nossa Igreja. Que possamos continuar firmes na vivência da fé e na escuta da Palavra,” concluiu Dom Paulo Cezar Costa, durante a homilia.