O III Retiro do Clero, realizado de 16 a 19 de outubro deste ano, teve como pregador Dom Gilson Andrade da Silva, Bispo de Nova Iguaçu/RJ. O tema escolhido para formação foi “A espiritualidade e a missão do presbítero em um mundo em crise”.
Dom Gilson falou sobre a importância de os sacerdotes percorrerem caminhos que passam pela necessidade da experiência do deserto e de crises, para que cada um possa conhecer profundamente a Deus e ao próprio coração. Um dos dias de formação foi voltado para as várias etapas da vida, desde os primeiros anos de Ministério até os anos da velhice, enfermidade e a necessidade de assumir outro tipo de missão.
A necessidade de cada sacerdote passar da experiência à sabedoria foi frisada no último dia. Apresentando a figura do Bom Pastor, o Bispo frisou que os sacerdotes não precisam ter receio dos projetos de Deus, pois a graça sempre é maior que a precariedade de cada um. Para encerrar a formação, Dom Gilson promoveu um momento de reflexão sobre a necessidade de buscar a comunhão e a ajuda concreta entre os sacerdotes.
“Todos saímos muito contentes, com as várias palavras recebidas, as celebrações vivenciadas, a comunhão e a fraternidade que experimentamos entre nós e com nosso pregador durante o retiro. Que Deus abençoe Dom Gilson por todo bem que nos fez com sua pregação!”, destacou padre Roger de Araújo.