A cerimônia ocorreu de forma reservada, no interior da basílica. O rito foi presidido pelo Cardeal Arcipreste da Basílica, James Michael Harvey, e conduzido pelo mestre de Cerimônias Pontifícias, Monsenhor Ján Dubina, com a presença do mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias, Dom Diego Giovanni Ravelli.
Na breve oração inicial, o Cardeal elevou preces pelos fiéis que passaram pela Porta Santa durante o Jubileu, pedindo que conservem viva a fé ardente de São Paulo, a esperança que não decepciona e a caridade que permanece para sempre.
Trabalhadores do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano foram responsáveis pela construção da parede de tijolos no interior da Basílica, selando a Porta Santa. No interior da alvenaria, foi colocada uma caixa de bronze especialmente confeccionada para a ocasião, com os brasões do Papa Francisco, que inaugurou o Jubileu Ordinário de 2025, e do Papa Leão XIV, que o encerrou.
Dentro da caixa, foi depositado um pergaminho que atesta a abertura e o fechamento da Porta Santa da Basílica de São Paulo, assinado por alguns dos participantes da cerimônia. Também foram colocadas medalhas comemorativas: uma de ouro e uma de prata do primeiro ano de pontificado do Papa Leão XIV; uma de prata referente ao último ano do pontificado do Papa Francisco; dez medalhas de bronze que recordam o período entre o Jubileu da Misericórdia de 2016 e o Jubileu de 2025; uma medalha de bronze da Sé Vacante de 2025; além de uma medalha comemorativa de prata preparada pela Basílica. A chave da Porta Santa, acondicionada em um pequeno saco, também foi incluída.
Em seguida, a caixa de bronze foi colocada em um recipiente de chumbo, que foi soldado e selado. O Cardeal Harvey e Dom Ravelli assentaram simbolicamente dois tijolos, dando início à etapa final da alvenaria. A abertura foi então coberta por uma placa de mármore com uma cruz gravada. O rito foi concluído com a oração do Pai-Nosso e a bênção final. Na tarde desta sexta-feira (16/01), será a vez do fechamento da Porta Santa da Basílica de São Pedro.
Com foto e informações do Vatican News.