Sétima edição de “100 presépios no Vaticano” para o Jubileu, inaugura a 8 de dezembro esta exposição histórica

Está de volta, com a sua sétima edição, este ano a poucos dias da abertura do Jubileu 2025, a Exposição Internacional 100 Presépios no Vaticano, uma mostra que reúne obras criadas por artistas de todo o mundo, que exprimiram a sua criatividade na representação de presépios. Muitas das obras presentes são inspiradas no tema “A esperança não engana”, título da Bula de Proclamação do Ano Santo. A exposição é uma das iniciativas do Programa “Jubileu é Cultura”.

A inauguração da Exposição, aberta a todos, terá lugar no domingo, dia 8 de dezembro, às 16h00, na Colunata esquerda de Bernini, na Praça de S. Pedro, em Roma, onde, como é tradição, está montada a Exposição. Este cenário único coloca os numerosos presépios, verdadeiras obras de arte, num ambiente que convida ainda mais os visitantes a maravilharem-se com a tradicional cena da Natividade de Jesus e a prepararem os seus corações para o iminente início do Jubileu, a 24 de dezembro de 2024.

A Exposição será inaugurada por S. Ex.ª Rev.ma D. Rino Fisichella, pro-prefeito do Dicastério para a Evangelização e responsável pela organização do Jubileu, juntamente com alguns membros do Dicastério e uma delegação do Município de Roma, em colaboração com o qual a Exposição foi realizada. A cerimónia será animada por um concerto de canções de Natal interpretadas pelo Coro da Escola de Música da Escola Francesa Chateaubriand de Roma e pela banda de música do Corpo da Gendarmaria do Estado da Cidade do Vaticano, que acompanhará o evento com algumas peças oficiais.

Este ano serão expostos 125 presépios provenientes não só de vários países europeus, como França, São Marino, Croácia, Polónia, Alemanha, Hungria, República Checa, Eslováquia, Eslovénia e Espanha, mas também de todo o mundo, com a presença de presépios vindos dos Estados Unidos, Costa Rica, Venezuela, Brasil, Mali, Japão, Filipinas, Taiwan e Paraguai. Muitas destas nações estão representadas pelas respectivas Embaixadas junto da Santa Sé, que se encarregaram de promover o evento nos seus países. Entre elas, as Embaixadas de França, São Marino, Croácia, Polónia, Hungria, Eslováquia, Eslovénia, Taiwan, Paraguai.

Os presépios sintetizam a inspiração e a imaginação dos artistas que os criaram, recorrendo a materiais muito diferentes, como o papel japonês, a seda, a resina, o poliestireno, a lã, a fibra de coco e de banana e o vidro. Entre estas peças de artesanato, provenientes de todo o mundo, destaca-se o “Barco do Jubileu”, um presépio realizado pelos artistas da Associação “Città dei Presepi” de Florença, que retomam o simbolismo do logótipo do Jubileu. Há ainda o presépio da Catedral de Santa Maria em Osaka, por ocasião da colaboração para a presença do Pavilhão da Santa Sé na Expo Osaka 2025, representado com materiais típicos japoneses, como papel japonês, quimonos de seda e tapetes de tatami. Destaca-se também o presépio do Santuário do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, feito com materiais naturais, incluindo fibra de coco e de bananeira. Será também exposto um presépio de estilo napolitano, feito de madeira e casca de árvore pela secção de Caserta da União Italiana de Cegos.

A exposição estará aberta das 16h00 de domingo, 8 de dezembro de 2024, às 19h30 de segunda-feira, 6 de janeiro de 2025. A entrada, durante o período da exposição, será livre, gratuita e sem reserva. A exposição estará aberta diariamente, das 10h00 às 19h30, exceto nos dias 24 e 31 de dezembro, em que a hora de encerramento será antecipada para as 17h00. A última entrada é sempre efectuada até 15 minutos antes da hora de encerramento. Os voluntários do Dicastério para a Evangelização estarão presentes durante todo o evento para oferecer um serviço de acolhimento.