Setor Espaço Litúrgico promove última live do ano sobre a importância da arte e da arquitetura sacra

Hoje (27/11), o Setor Espaço Litúrgico da Comissão Episcopal para a Liturgia realizará a última live de 2025, encerrando um ciclo de formação on-line que contou com a participação dos membros da Equipe de Reflexão e diversos convidados.

Esta será a 10ª edição da série “Edificar igrejas para celebrar os mistérios da nossa fé”, dedicada à reflexão, espiritualidade e aprofundamento sobre o valor da arte e da arquitetura sacra como expressões vivas da fé e da liturgia. As transmissões acontecem sempre às 16h, pelos canais da CNBB e da Edições CNBB no YouTube.

O projeto teve início em 2024, inspirado pelos Estudos 106 e 113 da CNBB, que abordam a preservação do patrimônio cultural católico e apresentam estudos de caso. As primeiras edições de 2025 refletiram sobre “a beleza dos espaços litúrgicos”, em sintonia com o 15º Encontro Nacional de Arquitetura e Arte Sacra (ENAAS), realizado de 2 a 6 de junho na Cidade da Comunhão, em Goiânia. Além de divulgar o encontro, as lives buscaram motivar a participação dos agentes envolvidos nesse evento, que ocorre bienalmente desde 1996. Nas últimas edições, convidados que estiveram no ENAAS contribuíram com partilhas e aprofundamentos sobre o tema Espaço Litúrgico e Piedade Popular, ampliando o horizonte formativo do projeto.

Para concluir o ciclo, o Setor Espaço Litúrgico apresentará uma visita especial diretamente das terras de Cora Coralina: um passeio pelo Mosteiro da Anunciação, em Goiás (GO). A condução será do padre Carlos Roberto dos Santos, do clero da Diocese de Marília (SP), que contará a história da construção do local e a vivência da comunidade, conhecida por seu espaço celebrativo singular.

Padre Carlos, atual Responsável internacional da Fraternidade Sacerdotal Jesus Caritas, vive no Mosteiro da Anunciação e dedica-se a um projeto de apoio a sacerdotes que desejam ressignificar sua caminhada ministerial, por meio de um tempo de retiro ou período sabático. A proposta inclui a convivência fraterna, a simplicidade do cotidiano e a centralidade da vida espiritual na Eucaristia, na adoração e no serviço.

A live também contará com a participação da arquiteta e urbanista Fabiana Longhi, formada pela PUCGO, especialista em Espaço Litúrgico e Arte Sacra pela PUCRS e em Restauração de Arquitetura pelo Centro Técnico Templo da Arte – Facei.

“Muita coisa bonita para nossa reflexão sobre a nobre simplicidade, em espaços que acolhem e contribuem profundamente, em cada detalhe, para a participação da assembleia celebrante na ação litúrgica”, destaca Raquel Tonini, assessora do Setor Espaço Litúrgico.

Edições anteriores

Todas as lives estão disponíveis no YouTube das Edições CNBB. Os conteúdos podem ser revisitados individualmente ou em grupo, acompanhados pelos Estudos e demais documentos citados ao longo do projeto: