Este ano, durante a tradicional Celebração de Corpus Christi na Esplanada dos Ministérios, a Arquidiocese vai recolher doações de alimentos não perecíveis, que serão encaminhadas para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.
“Nós queremos homenagear com beleza e mostrar a nossa fé em Cristo presente na Eucaristia. Quero pedir que cada um dos arquidiocesanos participe dessa bonita celebração e traga um quilo de alimento não perecível. Os alimentos serão recolhidos e enviados para o Rio Grande do Sul. Essa é uma maneira de sermos solidários com aqueles que estão necessitando da nossa ajuda. A Eucaristia sempre nos convida à solidariedade. Então, venha participar desse momento bonito, que já é tradicional na vida da nossa Arquidiocese, de prestarmos nosso culto à Eucaristia, manifestando a nossa fé pública em Cristo presente na Eucaristia. Juntos, vamos manifestar a nossa fé Naquele que é o centro da vida da Igreja e das nossas vidas: Jesus Cristo, presente na Sagrada Eucaristia”, destaca o Cardeal.
As atividades começarão por volta das 6h da manhã, com a montagem do tapete no gramado central da Esplanada dos Ministérios, realizada por aproximadamente 600 pessoas que participam de diversos movimentos, pastorais e serviços da Arquidiocese. Este ano, integrantes do Joia, Encontro Movimento SIM, Efatha, Infância e Adolescência Missionária, Emaús, EJNS (Equipes Jovens de Nossa Senhora), Segue-me, Acamps, Renovação Carismática Católica, VEM, JUSES, Regnum Christi, Pastoral do surdo, Recomeçar, Escalada, EJC, Shalom, Colégio Cor Jesu, Pastoral da Juventude do Paranoá, Eureka, Basílica São Francisco e CAC estão responsáveis pela confecção do tapete que terá 125 metros.
Durante toda a manhã, os fiéis vão se revezar na confecção das artes, animação com músicas e oração para preencher os 25 quadros com temas religiosos, produzidos com serragem, borra de café, sal, areia, palha de arroz e bisnagas líquidas coloridas. À noite, durante a procissão, o Santíssimo Sacramento passará pelo tapete, sendo levado pelo Cardeal Arcebispo de Brasília, Dom Paulo Cezar Costa.
Na parte da tarde, a partir das 14h45, começará a animação com louvor e diversos padres atenderão confissões na tenda montada atrás do palco, onde será celebrada a Santa Missa, às 17h. A procissão de entrada da Celebração contará com a participação dos seminaristas, de todo o clero da Arquidiocese e dos Bispos Auxiliares sob a presidência do Cardeal Dom Paulo.
A tradicional procissão com o Santíssimo Sacramento percorrerá o quadrilátero da Esplanada dos Ministérios em frente à Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida. Os fiéis devem trazer uma vela que será acesa durante a procissão. O Santíssimo Sacramento será levado no papamóvel, que foi usado por São João Paulo II durante a visita em Brasília. No momento da procissão serão concedidas três bênçãos: aos doentes, aos governantes e às famílias.
São esperadas 70 mil pessoas nesta grande celebração de fé na presença real de Jesus Cristo na Eucaristia. Um esquema especial de segurança, bem-estar, além do horário no transporte público está sendo preparado para acolher os fiéis. Acompanhe o portal e as redes sociais da Arquidiocese para mais informações.