Fundada em 29 de junho de 1980, por Dom José Newton, a Paróquia São Pedro Apóstolo conta com uma comunidade ativa, extremamente missionária. Durante a visita do então Papa João Paulo II à Brasília, o Bispo pediu para que o Santo Padre abençoasse a pedra fundamental da nova igreja, que compõe o alicerce da obra de construção da Matriz.
Em 1983, recém ordenado presbítero, padre Belo foi empossado como Pároco e começou a anunciar o Evangelho, criando diversas pastorais e movimentos. Nesse ano, ele levou para o Setor P. Sul as primeiras comunidades do Caminho Neocatecumenal. Nesse período, foi criada a estrutura física da igreja, o famoso barracão de zinco. Em dias de sol, um local muito quente e em dias de chuva, um barulho ensurdecedor, por conta da água batendo no telhado de zinco.
Os encontros da catequese começaram a ser efetivados nas escolas. Entre 1983 e 1991, foram realizados vários momentos de missões populares em todo o Setor P. Sul, originando em três Capelas: Nossa Senhora Mãe da Divina Providência, Nossa Senhora da Assunção e Cristo Rei, que se tornaram Paróquias no decorrer dos anos.
Os trabalhos da Associação Filhos, Amigos e Benfeitores da Paróquia de São Pedro, a famosa Comissão de Construção, também tiveram início em 1991. Era composta de irmãos da comunidade que se revezavam na organização de eventos, para adquirir recursos, e no trabalho braçal, para erguer o novo templo. Todos os sábados aconteciam os mutirões de construção. Diversos homens da comunidade levantando paredes e diversas mulheres da comunidade preparando alimentos. Nessa época, o ECC contava com cerca de 200 casais.
Em novembro de 1999, às vésperas do Novo Milênio, celebrando o Sacramento da Crisma, a comunidade iniciou as celebrações no novo templo, ainda em construção. Paredes erguidas, lajes concluídas e telhado pronto. Celebrando já no templo, as obras de acabamento seguiram firmes.
Em 2005, a Paróquia celebrou o Jubileu de Prata durante a Solenidade de São Pedro, celebrada por Dom João Braz de Aviz, quando foi realizada a Dedicação da Igreja e do Altar.
Em 2011, padre Belo se despediu da comunidade, após 28 anos exercendo seu ministério sacerdotal no Setor P. Sul, pois foi enviado à Paróquia Bom Jesus dos Aflitos.
A história da Paróquia São Pedro Apóstolo ganhou então o pastoreio do padre Jairo Grajales Llanos, sacerdote colombiano, que ficou à frente da comunidade por quase cinco anos.
Em 2015, o padre José Henrique, proveniente da Paróquia Imaculada Conceição, do Sobradinho, assumiu a Paróquia, exercendo suas funções por dois anos, pois como exercia a função de Ecônomo da Cúria, o Arcebispo na época, Dom Sérgio da Rocha, o transferiu para outra comunidade.
Em julho de 2017, foi nomeado o atual Pároco da Paróquia São Pedro Apóstolo, padre Silvio Albertario, um italiano com forte ardor missionário. Em 2018, padre Silvio começou as tratativas junto à Terracap para proceder com a compra do terreno onde a Matriz está construída. O local corresponde a uma área de quatro mil e trezentos metros quadrados. Desde então, a comunidade, animada pelo Pároco, começou os trabalhos para o pagamento do terreno. Diante do esforço, aproximadamente 65% do valor total já está quitado.
Em março de 2023, ganhou destaque na capela das missas semanais a Relíquia de primeiro grau do bem-aventurado Carlos Acutis. Pouco tempo depois, houve um testemunho de um milagre: uma menina que precisava passar por uma delicada cirurgia, dias antes da operação ajoelhou e rezou diante das relíquias. Os exames pré-operatórios realizados constataram que não haviam mais nenhuma chaga na criança. Padre Sílvio fez todo o relato ao postulador responsável pela causa da canonização.
Confira a matéria especial produzida na Paróquia: