Celebração em Ação de Graças pelo Jubileu de Prata Presbiteral de Dom Antonio de Marcos

Os Bispos e muitos fiéis da Arquidiocese de Brasília se reuniram na Celebração Eucarística em Ação de Graças pelo Jubileu de Prata Presbiteral de Dom Antonio de Marcos, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Brasília, na Basílica Santuário São Francisco de Assis, localizada na Asa Norte, na noite da última terça-feira (10/09).

Dom Antonio foi acolhido com muito carinho pelo Cardeal Dom Paulo Cezar Costa, por Dom Giambattista Diquattro, por Dom Denilson Geraldo, SAC, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Brasília, por Dom Vicente Tavares, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Brasília, por Dom Francisco Agamenilton Damascena, Bispo Diocesano de Rubiataba-Mozarlândia (GO), e por diversos sacerdotes que concelebraram a Santa Missa.

“É um dia de profunda alegria, em que nos reunimos como comunidade de fé para agradecermos a Deus pelos meus 25 anos de Ministério Sacerdotal, que Ele, o Bom Pastor, me concedeu. Este é um momento de refletir, de relembrar a caminhada que me trouxe até aqui e de renovar o compromisso que assumi, quando respondi ao chamado de Deus diante do altar, com o lema que escolhi para guiar o meu sacerdócio: “Senhor, Tu sabes tudo, sabes que te amo”. Quando me preparei para o sacerdócio e escolhi este lema, vi nele um reflexo da minha jornada espiritual. Assim como Pedro, também tive os meus momentos de dúvidas, de impulsos, de medo e de fraquezas. Mas, no fundo do meu coração, sempre soube que Deus me conhecia profundamente e Ele sabia tudo sobre mim. Os meus medos, as minhas limitações, mas também o meu desejo sincero de o servir e amar. Assim como Pedro, eu coloquei a minha confiança na misericórdia de Deus e entreguei-me ao seu chamado e serviço, certo de que Ele, que conhece o meu coração, aceitaria o meu amor imperfeito e o tornaria frutífero no meu Ministério por sua graça”, frisou Dom Antonio durante a homilia.

Ordenado Sacerdote em 10 de setembro de 1999, o então padre Antonio foi incardinado na Diocese de São Carlos (SP) e exerceu seu Ministério Sacerdotal em diversas comunidades de São Paulo. Em 21 de dezembro de 2022, foi nomeado Bispo Titular de Centenária e Auxiliar da Arquidiocese de Brasília, tendo sido ordenado Bispo no dia 25 de fevereiro de 2023, na Catedral de São Carlos Borromeu, em São Carlos, pelo Cardeal Dom Paulo Cezar Costa.

“Depois da bela homilia que fez, não é necessário dizer mais nada. No entanto, eu não poderia deixar de dizer uma palavra de agradecimento por você estar celebrando esses 25 anos aqui na nossa amada Arquidiocese de Brasília. Desde que te conheci, me lembro bem, na Paróquia de Sant’ Ana, você doava a vida em Araraquara, e eu percebi esse padre de valor. Naquele tempo, você era um padre que desgastava a vida com amor naquela Paróquia. Depois, te chamei para ser Reitor do Propedêutico, e me surpreendi ainda mais, pois você me trouxe todo o Propedêutico já estruturado e naquele momento eu percebi que tudo que já havia pensado a seu respeito era realidade. Você desgastou a vida com alegria no Propedêutico, em Brotas. Quando precisei que assumisse a Reitoria de Teologia, em Campinas, você o fez muito bem. Quando chamado a ser Bispo, o Senhor alargou a sua capacidade de servir e de se doar. O Senhor te conduziu aqui para Brasília, onde está me ajudando a ser presença do Bom Pastor na vida desse nosso amado povo. Então, de coração, obrigado pelo seu sim, por celebrar conosco esses 25 anos de Sacerdócio aqui em Brasília. Que o Senhor fortifique o seu amor, assim como fez com Pedro, e que a sua vida desgastada por Ele e na Sua Igreja possa continuar a produzir muitos frutos de pastoreio, de santificação, de missão. Parabéns em nome da nossa Arquidiocese”, destacou o Cardeal Dom Paulo Cezar.

Todos os Arquidiocesanos de Brasília são convidados a rezar pela vocação de Dom Antonio, agradecendo a Deus por termos a oportunidade de comemorar esses 25 anos de entrega à vida Sacerdotal, sempre com muita alegria e disposição ao servir o povo de Deus. A Celebração Eucarística completa pode ser assistida no vídeo abaixo: