Corpus Christi 2025 tem Primeira Comunhão inédita de 50 adultos na Esplanada dos Ministérios

Na tarde desta quinta-feira (19), a Solenidade de Corpus Christi da Arquidiocese de Brasília foi marcada por um momento inédito: a Primeira Comunhão de 50 adultos durante a celebração eucarística na Esplanada dos Ministérios. A Santa Missa, presidida pelo arcebispo de Brasília, Cardeal Paulo Cezar Costa, reuniu milhares de fiéis no altar montado em frente à Catedral Metropolitana.

Os adultos que receberam o sacramento foram indicados pelas paróquias da Arquidiocese e se prepararam ao longo dos últimos meses em um percurso catequético. A iniciativa teve como objetivo, além de celebrar a fé, incentivar a participação ativa desses fiéis na vida sacramental e comunitária das paróquias.

Catequizando da Catedral Metropolitana de Brasília, Bruno Pereira disse que, por muitos anos, pertenceu a outra religião. Mas, ao conhecer sua esposa, ela lutou pela conversão dele. “Quando os catequistas me ligaram para falar que eu faria a Primeira Comunhão em Corpus Christi, nós só conseguimos chorar de gratidão e amor. Eu só posso dizer: obrigado, Jesus, por este presente. Nossa Senhora, minha mãezinha, eu te amo”, destacou.

“Essa novidade é uma graça de Deus. Eles ficaram emocionados em saber deste momento. É a maior importância que poderíamos dar ao sacramento. Corpus Christi é isso: crer e receber o Cristo. Que eles possam continuar com essa vida de sacramento nas paróquias. É para isso que os preparamos”, afirmou Brasiliana de Castro Pereira, coordenadora arquidiocesana da Catequese.

Após a Missa, a tradicional procissão com o Santíssimo Sacramento percorreu a Esplanada, expressando a fé e a devoção do povo de Deus. A celebração também marcou o Jubileu dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão (MESCE), no contexto do Ano Jubilar instituído pelo Papa Francisco, com o tema “Peregrinos de Esperança”.

O Sacramento da Eucaristia

Instituída por Jesus Cristo na Última Ceia, a Eucaristia é o memorial perene do sacrifício de Seu Corpo e Sangue, atualização do mistério de Sua morte e ressurreição. O Catecismo da Igreja Católica ensina: “O sacramento da Eucaristia é fonte e ápice de toda a vida cristã. Os demais sacramentos, assim como todos os ministérios eclesiásticos e tarefas apostólicas, ligam-se à Sagrada Eucaristia e a ela se ordenam” (§1324). E acrescenta: “A Eucaristia é o resumo e a suma de nossa fé: ‘Nossa maneira de pensar concorda com a Eucaristia, e a Eucaristia, por sua vez, confirma nossa maneira de pensar’” (§1327).